quinta-feira, 11 de setembro de 2008

The Indelible Imagery of Two Parallel Lines

Sete anos após os ataques terroristas na cidades de Nova Iorque, a imagem impressionante dos 526,3 metros dos 110 andares do World Trade Center em ruínas permanece incrivelmente recente, como se tivesse acontecido há muito menos tempo.

Mas outra imagem, anterior a dos atentados, e que parece eternizada na paisagem de Nova Iorque, é a das Torres Gêmeas ainda em pé. Reflexo de mais de 30 anos de ostentação e soberania como símbolo e cartão postal de uma das cidades mais importantes do mundo.

Concebido pelos arquitetos Minoru Yamasaki, Emery Roth e Sons, em 1970, mas com cerimônia de inauguração em abril de 1973 na presença do presidente Richard Nixon, o complexo de sete prédios recebia diariamente mais de 200 mil visitantes.

Ícone da cultura americana, o WTC apareceu em inúmeros filmes (Home Alone 2, Die Hard, Daylight, Armageddon, Independence Day), seriados de televisão (Friends, Sex in the City), desenhos (Tartarugas Ninjas, Family Guy, Os Simpsons - este inclusive teve praticamente um episódio inteiro com as Torres ao fundo), músicas (Spice Girls, Madonna) e mais uma infinidade de situações.

Em matéria do New York Times de hoje, 11 de setembro de 2008, é apresentada uma série de fotos que mostram como o WTC ficou e ficará ainda por muito tempo marcado na cultura nova- iorquina.

Ingenheiro


Pelo menos para mim a Propaganda Eleitoral Gratuita, em especial a destinada aos candidatos a vereador, sempre foi um horário de descontração para ver pessoas que nem elas próprias se imaginam no poder, dar risadas com nomes que parecem de humoristas do Zorra Total ou reconhecer um ex-colega do colégio e uma tia distante.

Mas na última quarta-feira, por azar não estavam no ar meus candidatos favoritos, mas sim a candidata do PT à prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann, que após muitos elogios a formação técnica do companheiro de chapa, apresentou seu vice, Borges dos Reis. Ou melhor, Engenheiro Borges dos Reis. Mas para o pessoal do GC, “Ing. Borges dos Reis”.

Agora sim! Aí eu dei risada como nos bons momentos que apenas os candidatos a vereador podem me trazer.