quinta-feira, 11 de setembro de 2008

The Indelible Imagery of Two Parallel Lines

Sete anos após os ataques terroristas na cidades de Nova Iorque, a imagem impressionante dos 526,3 metros dos 110 andares do World Trade Center em ruínas permanece incrivelmente recente, como se tivesse acontecido há muito menos tempo.

Mas outra imagem, anterior a dos atentados, e que parece eternizada na paisagem de Nova Iorque, é a das Torres Gêmeas ainda em pé. Reflexo de mais de 30 anos de ostentação e soberania como símbolo e cartão postal de uma das cidades mais importantes do mundo.

Concebido pelos arquitetos Minoru Yamasaki, Emery Roth e Sons, em 1970, mas com cerimônia de inauguração em abril de 1973 na presença do presidente Richard Nixon, o complexo de sete prédios recebia diariamente mais de 200 mil visitantes.

Ícone da cultura americana, o WTC apareceu em inúmeros filmes (Home Alone 2, Die Hard, Daylight, Armageddon, Independence Day), seriados de televisão (Friends, Sex in the City), desenhos (Tartarugas Ninjas, Family Guy, Os Simpsons - este inclusive teve praticamente um episódio inteiro com as Torres ao fundo), músicas (Spice Girls, Madonna) e mais uma infinidade de situações.

Em matéria do New York Times de hoje, 11 de setembro de 2008, é apresentada uma série de fotos que mostram como o WTC ficou e ficará ainda por muito tempo marcado na cultura nova- iorquina.

Um comentário:

Jean-Philip disse...

http://www.estadao.com.br/ext/fotoreporter/fotoreporter.php?url=/imagens/fotoreporter/htm/2008/set/25/3.htm

Oscar Morroni fazendo campanha!