quinta-feira, 23 de abril de 2009

Propagandas na televisão brasileira com conteúdo focado no ridículo, de gosto duvidoso e apelativos são comuns. Mas é incrível como algumas conseguem atingir níveis perturbadores.

O comercial do novo Fiat Stilo Blackmotion utiliza como roteiro o machismo mais baixo. Em resumo: o homem acompanhando de sua bela mulher é trocado por outro que possui um carro melhor e mais caro. A premissa é simples e direta. Com o carro da moda voce comerá uma gostosa. Se voce não tem (o carro), danou-se. Ficará sozinho.
Mandei por e-mail os dois parágrafos acima para a agência de publicidade que realizou o comercial. Quero saber se a intenção do comercial é essa mesmo. Ainda não obtive resposta. Provavelmente, se ela virá, dirá que a FIAT respeita o público feminino e que minha percepção foi equivocada.
Segue o vídeo abaixo para aqueles que eventualemnte não tenham assistido.

Um comentário:

Fausto disse...

Você me deixou pensando agora, Galeb. O detalhe é que não dá pra ver o motorista do outro carro, e na hora em que ela abre o vidro dá a impressão que na verdade não tem ninguém dirigindo!!! É uma loucura.

Se não há motorista e é impossível uma mulher desaparecer, então é tudo simbólico. (Uau!) Ou seja, não foi só ele que preferiu o Stilo. A mulher também, e ela exigiu que ele trocasse de carro se quisesse continuar com ela.

Aceitando-se essa tese, é uma propaganda que diz que é a mulher quem manda nos desejos do homem (não exatamente um feminismo nos moldes clássicos, mas ainda assim colocando a mulher no comando).

Outra interpretação mais sutil seria que a mulher é só um símbolo do desejo, que migrou daqui pra lá...

Mas minha preferida, no fim das contas, é que ele descobriu que vai ter que trocar um esportivo de primeira por um carro urbano bem assim-assim, meio moderninho, meio comportado, só porque a mulher quer casar e ter filhos. Daí a surpresa e a decepção no rosto dele.