terça-feira, 25 de março de 2008

Uma vez a cada dez anos


A conquista do título brasileiro da Série B pelo Coritiba foi comemorada como manda o figurino: muita festa, buzinaço e empolgação da torcida, pois trata-se de um título de âmbito nacional. Mas a taça da segunda divisão coloca em evidencia uma média um tanto quanto curiosa do Alviverde. Mesmo não sendo o ideal para torcedores e dirigentes, o clube mentem uma regularidade que, desde a década de 1970, comemora um título nacional a cada dez anos.

A tradição começou em de 1973, quando o Coxa venceu o Torneio do Povo, competição que reunia os clubes de maior torcida do país. Guiado por jogadores que marcaram história no clube, como Oberdan, Hidalgo, Zé Roberto e Aladim, o empate em 2 a 2 contra o Bahia, em Salvador, garantiu o primeiro título nacional do Coritiba.

Doze anos depois, em 1985, foi a vez de conquistar o Campeonato Brasileiro. A vitória nos pênaltis sobre o Bangu, no estádio do Maracanã, é sem dúvida o maior orgulho do torcedor coxa-branca. Nomes como Rafael, Toby, Lela e Índio, ajudaram a colocar a primeira estrela dourada sobre o escudo do clube.

Mais doze anos se passaram e lá estava o Coritiba erguendo uma taça de campeão nacional. O Festival Brasileiro de Futebol, vencido em 1997, não teve o mesmo glamour das conquistas anteriores, mas manteve a média Alviverde. Vitória nos pênaltis contra o Botafogo e invasão do gramado do Couto Pereira.

Agora, dez anos depois, é a vez do Brasileiro da Série B. A conquista elevou a moral do clube e dos torcedores e colocou novamente o Coritiba em evidencia no cenário nacional. Agora, basta saber se a torcida aguentará mais uma década de espera para poder pintar as ruas da capital paranaense de verde e branco, comemorando o primeiro lugar de uma competição nacional.

Nenhum comentário: