terça-feira, 1 de abril de 2008

Identidade perdida

Após três anos rebatizado com um nome comercial, o estádio do Atlético volta a se chamar Joaquim Américo, ou para os mais próximos Arena da Baixada. A contrato com a multinacional Kyocera se encerrou no última dia do mês de março, dando fim a parceria estratégica utilizada pelo rubro-negro.

Mas identidade do clube, que vai sendo perdida a cada contrato comercial, deve ficar ainda mais frágil, pois a utilização da estratégia “naming rights” deve voltar a ser utilizada. O retorno financeiro proporcionado foi muito positivo e o clube estuda outras propostas. “Houve uma valorização da Arena, o mercado cresceu e nossa expectativa era de negociar por mais do que o dobro do que foi fechado em 2005”, disse Mário Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do clube.

Os valores da parceria não foram divulgados, porém especula-se que o contrato entre Atlético e Kyocera rendia ao Furacão cerca de R$ 1,77 milhão por ano. A nova parceria (sondam-se nomes de peso como Emirates Group e HDI) deve ser ainda mais vantajosa, pois o estádio provavelmente sediará jogos da Copa de 10014.

Resta agora saber qual será o novo “nome” do Joaquim Américo, e torcer que a identidade e cultura do Atlético seja aos poucos substituída por interesses financeiros.

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