sexta-feira, 13 de junho de 2008

Friday the 13th


Triscaidecafobia é o medo do número 13. Juntando com a sexta-feira, este medo passa a ser pavorosamente chamado de paraskavedekatriaphobia, parascavedecatriafobia ou mesmo frigatriscaidecafobia.

Mas o que faz esta combinação causar arrepios para os supersticiosos ou simplesmente ser lembrada?

Na história, a superstição teria origem na sexta-feira 13 de outubro de em 1307, quando a Ordem dos Templários foi taxada ilegal pelo rei francês Filipe IV. Os membros foram perseguidos em toda a França, torturados e executados sob a alegação de heresia.

A justificativa cristã para o símbolo da desgraça remete aos 13 membros da Santa Ceia, onde logo em seguirda Jesus morreu. Era uma sexta-feira. A combinação de número e data tornou-se uma combinação de horror para os cristãos.

Além da justificativa cristã, existem lendas que desvendam o assunto. A primeira delas conta que na Escandinávia existia a deusa do amor Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Como vingança ela passou a se reunir, toda sexta-feira, com outras onze bruxa e mais um demônio para rogar praga sobre os humanos.

A outra lenda é da mitologia nórdica. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete onde foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Apesar das variadas histórias sobre a origem da sexta-feira 13, foi o cinema que disseminou o legado para as gerações contemporâneas. O filme de terror Sexta-Feira 13 (Friday the 13th), aproveitou da superstição que a data trazia e contou a história de Jason, que morreu quando era apenas um garoto (13 de junho de 1957) afogado em um lago. Nunca ninguém conseguiu encontrar seu corpo. Sua mãe, desesperada, começou a matar todos que achava culpado pela morte do filho e acabou morta. Mas Jason não havia morrido e anos mais tarde voltou para vingar a mãe.

Nenhum comentário: