quinta-feira, 5 de junho de 2008

Slept drunk in Metallica....wake up with hangover in Megadeth

Los Angeles, 1982. Dave Mustaine, James Hetfild e Lars Ulrich formam o Metallica. Mustaine era um talento na guitarra. No gargalo também. Sabendo do problema que teriam antes de assinarem contrato com uma gravadora, Hetfiled e Lars falam para Johnny Z (que estava montando o selo Megaforce). "Dá para você se livrar do nosso guitarrista". No dia seguinte, pela manhã, após um show, Dave acorda de ressaca dentro de um ônibus de volta a L.A. Era o fim de Mustaine no Metallica. A briga e a mágoa com os antigos colegas de banda fizeram Mustaine jurar se vingar e montar um grupo melhor que o Metallica. Era o início do Megadeth.

Mustaine não conseguiu cumprir o que jurou, mas foi responsável pela condução de uma das maiores bandas de trash metal de todos os tempo, mas sempre um andar abaixo dos ex-colegas. Com um músicas mais rápidas e instrumentos mais técnicos, além de um vocal inconfundível, o Megadeth lançou uma seqüência de ótimos álbuns - Killing Is My Business... And Business Is Good (85), Peace Sells But Who's Buying (86) e So Far So Good So What (88).

Em paralelo ao sucesso Mustaine mantinha vícios da juventude. Sempre menosprezando a participação dos outros membros e constantemente sofrendo overdoses ou sendo preso por porte de drogas. Em uma de suas muitas overdoses foi constatado que havia ingerido oito tipos de drogas de uma só vez.

Com a troca constante de baixistas e bateristas, Mustaine seguiu com sua banda lançando bons discos - Rust In Peace (90), Countdown To Extinction (92), Youthanasia (94), Hidden Treasures (95), Cryptic Writings (97), Risk (99) e The World Needs a Hero (01).

Logo após a turnê do lançamento do último disco, Mustaine anuncia o fim do banda. Em comunicado oficial explicou que uma grave lesão no braço prejudicaria a sua performance na guitarra e que aproveitaria a oportunidade para dar mais atenção à sua família, deixada de lado durante os anos de turnês e gravações. Recuperado, o vocalista junta a banda e lança Rude Awakening (02), The System Has Failed (04) e United Abominations (07).

E é esta mistura de discos que influenciaram e se tornaram referência que Mustaine traz em sua primeira apresentação com o Megadeth a Curitiba. Mustaine não é Hetfild, assim como Megadeth não é Matallica. Mas a competência de um anda muito próxima com a do outro.

Nenhum comentário: